quarta-feira, 1 de junho de 2011

Qual a importância da pesquisa acadêmica para o desenvolvimento econômico? - A visão de um universitário


Por: José Fernandes


O que pensar dos artigos científicos elaborados por estudantes universitários?

Algo apenas que colabora com pontos para entrar numa carreira acadêmica? São resultados de trabalhos que ajudaram com bolsas a incentivar os alunos a permanecerem na faculdade por causa das más condições financeiras?

Há muito tempo, para a maioria dos estudantes universitários, a participação em programas de iniciação científica interessa apenas a quem pretende seguir uma carreira acadêmica, ou seja, ingressar no mestrado, doutorado e ser um professor e ou um pesquisador.
Alguns artigos acadêmicos recentes mostram o quanto é importante a elaboração desses projetos com o intuito de descobrir o índice de potencial empreendedor nas regiões, de que forma as redes (associações, federações, APLs etc.) investem no desenvolvimento local junto as empresas associadas e não associadas. Há um investimento no desenvolvimento dos colaboradores? Com um estudo de caso realizado em Alagoas em uma empresa da Cadeia de PVC, Petróleo e Gás no ano de 2009 e complementando com um artigo envolvendo as redes em 2010, observamos um grande número de colaboradores desqualificados atuando nas empresas. Porém ainda há aquelas que estão buscando reverter esse quadro com o investimento em cursos e treinamentos para qualificação de seus colaboradores.

A maior preocupação do gestor é o lucro da organização e, o pensamento em grande parte desses está na seguinte questão: Vou investir em um colaborador sabendo que ao término do treinamento ou do curso, o meu concorrente vai atrai-lo com uma proposta de salário superior ao meu? Entretanto a visão do novo gestor vai além dessa ideia, qualificar o colaborador é qualificar a própria organização, uma vez que irá contribuir em potencial para o conhecimento intelectual e consequentemente para a produtividade. Tanto eleva o lucro da organização, assim como a satisfação do colaborador em estar presente num local que investirá sempre no seu desenvolvimento e cresce junto aos colaboradores, reconhecendo o quanto são importantes.
Então, será que as pesquisas acadêmicas servem apenas para facilitar a entrada em um mestrado, ou serve também para tornar explícitos aqueles conteúdos não divulgados, mas que são relevantes na atualidade? Como a atuação de doutores no âmbito organizacional iria contribuir para o desenvolvimento econômico do Brasil, uma vez que cerca de 80% deles estão nas universidades?
Essas e outras questões podem ser respondidas com pesquisas acadêmicas ou realizadas no próprio mercado por empresas que tenham interesses. No entanto, são através dessas pequenas pesquisas que grandes ideias surgem em resposta as situações apontadas.
Referências: Ômega 3

José Fernandes

Estudante de Administração UFAL

E-mail: fernandesjr01@gmail.com

Twitter: @fernandesjr01

3 comentários:

Alberto Antunes disse...

Tenho orgulho de ser amigo desse cara.

Lucas Silva de Andrade disse...

obs.: Digo o mesmo Alberto. :)

Hoje o líder deve ter na sua equipe pessoas que o completem, que façam aquilo que ele não pode fazer, o líder que quer copias dele mesmo esta ultrapassado.

Lucas Silva de Andrade disse...

Parabéns Fernandes pelo post e obrigado pela contribuição no blog Mente Empreendedora.

Postar um comentário

 
Design modificado por Lucas S.A