quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Vista-se para persuadir e a arte de parecer poderoso




Ao ler esse post caro leitor, você irá ter acesso a “técnicas” usadas por alguns dos maiores mestres da persuasão de todo o mundo. Essas técnicas não foram inventadas por mim, elas são a compilação de dezenas de livros, artigos e textos que li e conversas em fóruns com especialistas em persuasão que pude bater um papo.

Então se você deseja exercer mais influência, continue lendo. Às vezes você se pegará perguntando – Isso dá certo mesmo? – mas lhe garanto que sim e reforço, essas técnicas não foram desenvolvidas por mim, mas pelos maiores especialistas em persuasão, influencia social, programação neurolinguistica, vendas e negociação que existem e já existiram.



Ser persuasivo ajuda qualquer pessoa a se tornar bem sucedida na vida.



Persuadir os outros não é fácil, mas pode ser aprendido com muita prática. Uma das formas para poder aumentar seu poder de persuasão é começar modificando a maneira como somos vistos – Aparência.


Vestir-se bem usando a associação:

Nossa aparência é o que primeiro entra em contato com as pessoas. Começamos a comunicar usando nossa aparência muito antes de pronunciarmos qualquer palavra.

Quando você vê um homem de bata branca com um estetoscópio em volta do pescoço, logo deduz que seja um médico ou alguém que trabalhe na área da saúde. Isso ocorre porque o ser humano cria associações para que fique mais fácil e mais rápido tomar decisões. No ditado popular – “Me diga com quem andas que eu te direi quem você é.” – é a sapiência do povo, explicando, de sua forma, o princípio da associação.

As organizações criam propagandas para seus produtos usando pessoas poderosas, ricas e famosas para que o produto seja associado ao poder daqueles homens e mulheres.

Grandes mestres da persuasão usam isso para passar uma primeira impressão positiva, eles passam uma imagem de poder para que as pessoas presumam que eles são poderosos. Por outro lado, manipuladores também usam essa técnica para aplicar golpes.

Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que foi enganado por uma pessoa que não aparentava ser desonesta apenas pelo fato de estar bem vestida?

Isso funciona porque somo seres cognitivos, pré-conectados para fazer coisas quase sempre da mesma maneira.

Então siga isso:


Vestimentos e assessórios


· Use roupas adequadas para cada situação, hora e local;

· Use roupas adequadas para sua idade;

· As roupas devem estar de acordo com seu tipo físico (existem muitos sites de moda que podem te dar uma dica legal.);

· Tente sempre usar sapatos ou sapatênis e deixe o tênis para a prática de esportes;

· Não abra mão de um belo relógio.

Uma dica é usar roupas de cor vermelha, desde a Idade Média as roupas vermelhas foram associadas ao poder e à riqueza, pois o pigmento era difícil de ser obtido da natureza e caríssimo na época – utilizado principalmente por reis, rainhas, clérigos e nobres.

Corpo


  • Cabelo sempre cortado;
  • Unhas cortadas;
  • Mulheres mantenham as unhas bem pintadas e não muito grande;
  • Barba sempre feita;
  • Mantenha sempre a coluna ereta;
  • Mantenha a forma física. (Isso inclui saúde, bons hábitos e uma boa alimentação).


Pesquisas mostram que atribuímos aos indivíduos de boa aparência traços favoráveis como:

  • Talento;
  • Bondade;
  • Honestidade;
  • Inteligência.
Se você acha que aparência não conta na hora de persuadir, você se engana, já que atribuímos mais importância ao contato visual como evidencia de confiança do que a qualquer outro fator.

Fatores de importância numa comunicação:

  •   Verbal: 7%
  •   Vocal: 38%
  •   Visual: 55%

Esses dados não tiram a importância da comunicação verbal. Ela tem sim uma grande importância na persuasão. A explicação é que a comunicação vocal e visual atuam no subconsciente e a verbal atual no nível consciente. (Mas não quero me aprofundar nisso.)

É claro que uma boa aparência não determina o caráter de ninguém, mas como a questão aqui é persuadir, quem possui mais ferramentas e mais flexibilidade para se moldar a diferentes situações têm maiores chances de sair na frente.  Então, cause já uma primeira boa impressão e deixe as outras pessoas curiosas para saberem um pouco mais sobre você.




0 comentários:

Postar um comentário

 
Design modificado por Lucas S.A