quarta-feira, 6 de abril de 2011

6 formas para identificar oportunidades de negócio


Por onde procurar?
Começar uma empresa é bastante complicado, é uma tarefa árdua com altos e baixos, ter uma idéia e não saber se ela é viável também é uma tarefa difícil e que exigi muita analise e conselhos de pessoas da área do empreendimento, imagine então não ter absolutamente nada em mente e começar uma procura para identificar oportunidade? (eu já passei por todas essas fases.)

Por isso, vou mostrar aqui seis formas para conseguir identificar oportunidades de negócio testadas pelos maiores especialistas em empreendedorismos do Brasil. (e por mim também, um aprendiz como você.)


Primeiro: Procure por necessidades

Preste atenção no seu dia-a-dia, perceba as reclamações das pessoas a sua volta, converse com seus familiares sobre o que mais eles se queixam no dia-a-dia deles. Esse é o jeito mais fácil de identificar uma oportunidade de negócio, ouvindo, conversando.

Segundo: Encontre deficiências

Escolha um tipo de negócio com o qual você se interessa (ou tenha experiência.) e então comece a estudá-lo, procurando descobrir o que pode ser melhorado no mesmo.

Depois de identificada a possível melhoria faça uma pesquisa para saber se essa mesma melhoria é importantes para o consumidor e, se é, veja se há condições de introduzi-la no mercado.

Ronald Degen, empresário e engenheiro, e um dos principais responsáveis por difundir  o empreendedorismo no Brasil, fala em seu livro, O Empreendedor, que o problema de melhorias é que os concorrentes facilmente podem copiar sua melhoria e assim você se torna apenas mais uma empresa no mercado.

Terceiro: Oportunidade na ocupação atual

Se você trabalha em um determinado negócio e sabe que pode fazer esse negócio melhor do que o seu empregador faz, ai pode estar uma oportunidade de negócio.

Exemplo: O garçom ou cozinheiro que deixa seu emprego para abrir um restaurante.

Quarto: Identificar outras aplicações para o negócio

Escolha um negócio que lhe interessa e estude se esse mesmo negócio pode ser aplicado em outros setores trazendo soluções para eles.

Exemplo: O empreendedor que decide abrir uma granja e identifica que pode vender não só a carne e os ovos da ave, mas também sua plumagem para uma fabrica de almofadas por exemplo.

Quinto: Negócio a partir de um Hobbie

Esta ai uma das maneiras mais divertidas de empreender, criar um negócio explorando um hobbie seu. Se você gosta de algo é muito provável que outros também gostem, então basta você criar um serviço ou produto que satisfaça esse gosto. Essa maneira de encontrar uma oportunidade é uma das que mais dão certo, pois é raro encontrar um hobbie que não seja uma boa oportunidade.

Sexto: Imitar o sucesso dos outros

Essa é a forma menos arriscada de iniciar um negócio, mas é preciso estudar muito sobre o negócio que esta sendo imitado a fim de introduzir melhorias para poder se diferenciar.

Esse recurso tem um pró e um contra:

O pró – Quando um negócio surge e faz muito sucesso a demanda fica tão grande que a empresa pioneira (muitas vezes) não está preparada para atender, surgindo à oportunidade para outros empreendedores.

O Contra – Se é uma oportunidade para outros empreendedores, logo, muitas outras empresas do mesmo segmento irão surgir, como a grande febre de compras coletivas. Quando isso acontece à concorrência fica acirrada e se destacar torna-se complicado.



Tudo isso já me ajudou bastante, hoje as idéias que tenho são frutos da prática dessas 6 formas que apresentei para vocês.


Espero ter ajudado.




1 comentários:

Owner Marketing Consultoria Empresarial disse...

QUANDO A OPORTUNIDADE BATE À PORTA !

Oportunidade de Negócios

O que você faz com seu tempo? Você se sente reconhecido no trabalho?

Como é seu estilo de vida? Como será o seu futuro?

Se eu pudesse mostrar a você um caminho para melhorar sua qualidade de vida e financeira, você estaria interessado?

Toda 2ª, 4ª e 5ª feira, as 19.30 horas
Rua Maria Quitéria, 362
Alto da Boa Vista

* perto do Nado Livre na Av. Fiuza

Estou à disposição também para agendarmos uma visita de acordo com a sua agenda, ocasião em que poderei fazer uma apresentação melhor dos produtos e oportunidade de como fazer para obter um rendimento extra com o plano mercadológico da empresa.

* Por Favor Confirmar Presença por e mail ou fone! Obrigado.

16 7815 8674

Postar um comentário

 
Design modificado por Lucas S.A