quinta-feira, 7 de abril de 2011

Como desenvolver suas habilidades empreendedoras


O empreendedorismo é uma habilidade que pode ser aprendida, desenvolvida e ampliada. Não acredito que seja algo que alguém nasça, acredito que em algum momento da vida a pessoa recebe esse conhecimento. (dos pais, da família, da escola, da comunidade, de um desenho animado ou filme... não sei bem.)
Por isso, para que você possa desenvolver suas habilidades empreendedoras vou colocar aqui algumas habilidades que um empreendedor deve ter e possíveis maneiras de desenvolvê-las.
Habilidades (algumas.) que todo o empreendedor precisa:

Iniciativa: Você tem que agir, ser um agente ativo na sua vida, você deve ser proativo, você tem que ter motivação para começar seu negócio e não esperar que tudo caia do seu.

Responsabilidade: você tem que entender o significado de responsabilidade e deve ser responsável por suas ações. Isso implica em aceitar que você é o responsável por tudo que está acontecendo em sua vida (quebra de paradigma.). Deve honrar seus compromissos com você e com os outros.
“Responsabilidade: Respota + habilidade = a habilidade de responder por seus atos”

Criatividade: você deve ter um sentindo de inovação, criatividade e estar sempre um passo à frente nas idéias.
Comunicação: Você deve ser capaz de comunicar suas idéias, persuadir, influenciar, se você não fizer as pessoas sentirem que sua idéia possa ajudá-las elas nunca vão criar interesse.
Solução de Problemas: Um empreendedor tem que ter a capacidade de solucionar problemas simples ou complicados. Problemas fazem parte do cotidiano de todo empreendedor. Não fuja deles. (resolva-os.)
Determinação: você deve ter motivação para continuar mesmo quando tudo ficar estranho e difícil. Você tem que ter forças para ouvir um “não” seguir de cabeça erguida e ainda motivado(a) para empreender. Sua motivação deve ser contagiante para mostrar aos outros que você é um sucesso.
Vou agora mostrar algumas maneiras de desenvolver essas habilidades. (eu estou começando com algumas delas.)
Iniciar uma Empresa Júnior ou um Clube na Escola: você que está na faculdade pode criar uma Empresa Júnior (veja mais aqui.) para desenvolver suas habilidades empresarias, numa Empresa Júnior você terá contato com toda a rotina de uma empresa normal. (o diferencial de uma empresa júnior é que ela é feita apenas por universitários e presta serviço para a comunidade.) Mas quem ainda está na Escola o ideal é criar um Grêmio Estudantil (veja mais aqui.) que também é ótimo para desenvolver habilidades de liderança e comunicação.
Programas de Voluntários: ser voluntario não é somente benéfico à sociedade, mas também para você. Você vai aprender a se comunicar, a se relacionar com pessoas, (uma das coisas mais difíceis é entender o ser humano.) e a ter iniciativa.
Ajude seus amigos e familiares: ajudar os outros é uma ótima maneira de desenvolver as habilidades de solução de problemas e de comunicação. (saber ouvir é uma habilidade impar no mundo.) Além disso, quando você ajuda os outros você se torna conscientes de seus problemas, que lhe dá uma grande fonte de idéias para criar um negócio.
Crie um site ou blog: Construir um site ou um blog exige iniciativa e criatividade, você também ganhara habilidade com tecnologia. (HTML é coisa de louco.) Além disso, você irá transmitir suas idéias pela web e conhecer muitas pessoas aumentando sua rede de networking. Use serviços grátis como o Blogger, WordPress ou Wix.
Vender no Ebay ou Mercado livro: Vender produtos pela internet além de te ajudar financeiramente, também proporciona uma visão de negócio, você aprende a como interagir com clientes, como é o mercado de varejo e pode até vir a se tornar um empresário varejista.

Espero ter ajudado!

Siga-me no Twitter

1 comentários:

Paulo Gustavo disse...

Muito legal! Gostei..:D

Postar um comentário

 
Design modificado por Lucas S.A