sexta-feira, 15 de abril de 2011

O Empreendedor Porquinho



Quem não conhece a história dos 3 porquinhos? Três alegres e engraçados porquinhos construindo cada um sua casa, Cícero constrói uma casa de palha, Heitor uma casa de madeira, Prático uma casa de tijolos, o resto como dizem é história e creio que você já conhece.

Mas nesses 3 rechonchudos porquinhos está um perfil normalmente encontrado nas pessoas. O perfil da pessoa vítima do mundo, da pessoa “chefe” e do empreendedor.



Saiba quais são cada uma delas:

O porquinho Cícero

É aquela pessoa que sempre começa a fazer algo, mas quase nunca termina, não por problemas ou dificuldades, mas pelo fato de não ser diligente, comprometida, não trabalhar com paixão e não se esforçar para usar sua criatividade. No fim, fracassa, os motivos? Ele mesmo.

Então passa a viver como vítima do mundo, achando que tudo e todos conspiram contra ele. E vive uma vida “se”; se eu conseguisse, se eu fosse mais rico, se eu tivesse mais contatos, se meu trabalho fosse melhor, se, se, se...

O porquinho Heitor

É aquele tipo de pessoa padronizada, que vive a vida por um manual, é dedicada, cumpre o que promete, é prestativa, (ajuda o porquinho Cícero.) é eficiente, mas não eficaz. Não quebra paradigmas, não rompe barreiras, não tenta ser diferentes e fica sem ação quando tudo não sai como estava no manual. Perfeito “chefe” – Mas não um líder.

O porquinho Prático

Essa pessoa é literalmente disputada pelas empresas que brigam entre si para contratá-la. Esse tipo de pessoa é verdadeiramente um empreendedor. Ela é proativa, diligente, comprometida, eficaz, criativa, busca constantemente a sabedoria, lidera por ações, vai muito além do que se pede, quebra paradigmas e rompe barreiras.

Até parece que é um super homem, mas não, todas essas qualidades que citei numa pessoa tipo porquinho Prático, é o resultado de ações constantemente repetidas até virarem um hábito.

Qualquer um pode ser um porquinho Prático!

Nós somos aquilo que repetidamente fazemos. Excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito.  – Aristóteles

Siga-me no Twitter

2 comentários:

Anônimo disse...

adorei essa versão dá pra trabalhar muito bem na sala de aula. obrigada.....Neta -xingu

Unknown disse...

Senhor Lucas Silva de Andrade: Reconheço, sem vergonha alguma, despudoradamente, desavergonhadamente copiei parte de sua excelente matéria O Empreendedor Porquinho para abertura de uma matéria (esta também copiada) sobre possíveis eventos em Ucrânia. Caso o senhor não concorde com o fato de copiar, por gentileza informe que apagarei o copiado. Informo que dei os devidos créditos ao seu blog. Endereço de minha sem vergonhice:http://almanhaque.blogspot.com.br/

Postar um comentário

 
Design modificado por Lucas S.A