segunda-feira, 2 de maio de 2011

Cultura Empreendedora



Criei esse post com o intuito de mostrar para meus leitores e futuros empreendedores (eu acredito em cada um de você, mesmo sem conhecê-los.) como é grande a diferença na cultura empreendedora do Brasil e de outros países como os Estados Unidos por exemplo.

Acredito que essa forte cultura empreendedora na sociedade americana (com os pais aconselhando aos seus filhos a venderem limonada para ganhar uns trocados.) é o que faz nesse país surgi grandes idéias como Facebook ou twitter tão facilmente.

Vou colocar aqui três dicas da autora Donna Fenn, que escreveu o livro Upstarts!, um livro que reúne mais de 20 anos de estudo sobre empreendedorismo jovem realizado pela autora.




Perceba nas dicas como a cultura empreendedora americana aconselha fortemente o empreendedorismo.

Escolha bem seus parceiros e sócios:

A autora mostra em seu livro que 64% dos jovens empresários de sucesso, tiveram sucesso pelo fato de terem escolhidos sabiamente seus parceiros e sócios. Ela aconselha que o jovem empreendedor escolha alguém com habilidades complementares a sua, não uma copia dele. Ela também destaca a importância dessa parceria ser colocada por escrito, com um advogado. Onde os sócios devem colocar por escrito o que acontece se um decidir sair.

Não seja perfeccionista:

Inicie com seu produto ou serviço rápido e de forma imperfeita, diz a autora, pois quanto mais tempo você perde ajustando e planejando mais tempo você dá a concorrência para chegar e “comer seu almoço” nas palavras da autora. Ele diz que quando você inicia rapidamente, os clientes normalmente vão ajudá-lo a adaptar seu produto ou serviço de acordo com as necessidades deles.

Comece com pouco dinheiro:

Você precisa de algum dinheiro, mas provavelmente não tanto quanto você pensa, diz a autora, que aconselha pedir a todos os sócios para tocar em sua própria poupança para que todos tenham a pele no jogo. Lembre-se que com recursos limitados, muitas vezes você é obrigado a tomar decisões melhores e ser financeiramente disciplinada e mais motivado. Isso vai servir muito bem para você crescer, diz a autora.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design modificado por Lucas S.A