sábado, 14 de maio de 2011

Entrevista com Igor Mêda da agência Tengu: Um papo sobre empreendedorismo e dificuldades






“Ao invés de tentar mudar a empresa e a mentalidade dos outros decidi ter meu negócio para nele por a prova o que eu dizia.”


Enquanto muitos profissionais preferem viver infelizes em seus empregos, Igor Mêda um dos fundadores da agência Tengu propaganda, de Alagoas, cansou da mesmice e decidiu inovar o mercado publicitário de Alagoas.

Agradeço a Igor Mêda pela disponibilidade em responder meus emails e fico devendo visita a agência Tengu.

Confira a entrevista completa:
Lucas S.A: Fale um pouco de você, idade, formação, você é o fundador da agência ou existe outras pessoas?
Igor Mêda: Olá sou Igor Mêda, tenho 28 anos e sou formado em administração em marketing pela Estácio de Sá. Sou um dos fundadores da Tengu propaganda.

Lucas S.A: O que você acha do empreendedorismo jovem?
Igor Mêda: Sou um defensor fervoroso, eu mesmo comecei meu primeiro projeto de empresa aos 23 anos. A jovialidade vem junto com a vontade de ganhar o mundo à coragem de correr riscos e a inovação. Não que isso se perca depois, mas quanto mais jovens mais aguçados são esses sentimentos.

Lucas S.A: Ser um empreendedor, dono de seu próprio negócio, sempre foi um sonho seu ou foi tudo por acaso?
Igor Mêda: Eu sempre tive vontade, mas nunca me senti preparado, julguei que nunca aconteceria. Até que desisti de mudar a mentalidade de alguns dos meus chefes e decidi tocar os projetos da forma como eu achei que seria e com novos formatos. Ao invés de tentar mudar empresa e a mentalidade dos outros decidi ter meu negócio para nele por a prova o que eu dizia.

Lucas S.A: Quais dificuldades você enfrentou para abrir uma empresa aqui em Alagoas?
Igor Mêda: Excesso de burocracia e falta de incentivo por parte do serviço e políticas públicas. Falta de mão de obra qualificada, concorrência desleal e dificuldades sem se mostrar referência de talento para outros estados. Em propaganda Alagoas ainda não é referência. Só perdemos bons profissionais e não conquistamos grandes contas de outros mercados comumente.

Lucas S.A: Foi uma dificuldade a falta de dinheiro para começar grande como as outras agências mais antigas aqui do Estado?
Igor Mêda: Falta de investimentos foi uma grande dificuldade, porém como uma briga de Sansão e Golias soubemos usar o nosso tamanho pequeno a nossa favor. Temos menos investimentos, equipe menor e menos clientes do que as grandes do mercado, porém somos mais flexíveis, mais agressivos e atendemos os clientes com muito mais proximidade.

Lucas S.A: Quais as dificuldades em abrir uma empresa de publicidade aqui em Maceió? O Mercado esta saturado ou a dificuldade esta em encontrar clientes?
Igor Mêda: É difícil conseguir formar uma boa equipe, pois muitos dos jovens talentos preferem trabalhar como freelancer do que ser funcionário de agência. Também existe o fato de existir uma concorrência desleal e algumas vezes pouco ética, traços comuns de um mercado muitas vezes prostituído. Como temos muitas agências no mercado é comum ver clientes procurando soluções mais baratas ou os famosos “arranjos”. O mercado ao mesmo tempo que tem muitas agências carece de agências boas e capazes de atender bem qualquer cliente, precisamos ser bons não para Maceió, mas sim para atender qualquer cliente no país.


Lucas S.A: Eu falo muito em planejamento em meu blog, acredito que um planejamento adequando antes de abrir uma empresa pode superar dificuldades como; começar pequeno ou pouca experiência. Vocês tiveram um planejamento antes de abrir a Tengu ou apenas perceberam o momento certo e entraram em atividade?

Igor Mêda: A Tengu foi sonhada e planejada sim, na verdade ela é a junção de algumas idéias de mercado, posturas e referências das pessoas que formam a equipe. O que nós fizemos foi juntar essas vontades em uma empresa só. Digo que a Tengu surgiu quando o primeiro dos seus membros tentou aplicar a criatividade dentro de uma agência e foi podado e pensou em um dia ser dono e aplicar aquela idéia. A Tengu é uma agência montada com base na idéia que podemos sim fazer mais e melhor. O momento de mercado nem foi o ideal, mas confiamos na idéia e planejamos as etapas e soubemos suportar as dificuldades que surgem até hoje.


Lucas S.A: Se você pudesse resumir em uma frase sua trajetória empreendedora começando pelo momento que você (ou vocês.) tiveram a idéia de abrir uma empresa até o momento de abertura, qual seria?

Igor Mêda: Parafraseando o antigo filme do Van Damme “Retroceder nunca, render-se jamais!” kkkkkkkkk



Siga-me os bons no Twitter



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design modificado por Lucas S.A