sábado, 9 de abril de 2011

Desculpas que o impedem de começar seu negócio


Situação: Você tem uma idéia de negócio inovadora, identificou uma oportunidade ou está querendo copiar um negócio que faz sucesso, mas bate na sua consciência algumas desculpas que o impossibilitam de começar seu negócio, essas desculpas fazem você travar e o impedem de dar o primeiro passo. (isso aconteceu comigo muitas vezes.)

Embora seja verdade que algumas circunstâncias estejam fora de nosso controle, estas que vou apresentar aqui não estão. (acredite se quiser.)

Continue lendo a lista de desculpas abaixo e veja se algumas delas (ou todas) soam familiares.

Eu tenho medo de fracassar

Esta deve ser a mãe de todas as desculpas. Mas a verdade é, há sempre um risco de fracassar nos negócios e se você está esperando (de alguma forma.) eliminar essa possibilidade antes de começar seu negócio, você nunca (nunca, NUNCA, nunquinha.) vai tomar as medidas necessárias para o sucesso. (nunca!)

As pessoas de sucesso têm muito medo. (como eu e você.) A diferença é que elas sabem burlar esse medo e agem mesmo sentindo ele. Fracassar é parte da vida, isso trás experiência e conhecimento. (me diga de alguém que nunca fracassou e eu te digo que esta pessoa está morta.) Os homens mais bem sucedidos e as empresas mais poderosas um dia fracassaram e fracassam constantemente. E uma coisa é verdade: Não tentar, já é um fracasso.

Eu errei mais de 9000 arremessos na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Em 26 vezes, confiaram em mim pra fazer a cesta da vitória, e eu errei. Eu falhei uma vez, de novo, e outra vez na minha vida. E é por isso que eu obtive sucesso.  - Frase de Michael Jordan

Não tenho dinheiro suficiente

A falta de dinheiro pode te impedir de começar GRANDE, mas não de começar pequeno. Qualquer passo que você der para começar seu negócio é um passo na direção certa e você ganhara forças para fazer mais e mais. Então tome medidas que custem pouco como pesquisas, plano de negócio, networking, marketing em mídias sociais, planejamento e etc.. Enquanto você não tem muito dinheiro use o pouco que possui para fazer cursos (os online são bem mais baratos.), participe de palestras, eventos, etc..

Eu sou muito jovem ou não tenho experiência

Essa é uma desculpa esfarrapada (me desculpem dizer.), mas muitos ainda a usam. Não precisa ter idade para começar uma empresa, jovem ou velho, é possível começar agora com um negócio. (é claro com planejamento.) Quanto à falta de experiência, busque entrar em contato com pessoas que são mais experientes que você no ramo que gostaria de empreender, não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda a essas pessoas, você vai se surpreender com a vontade que elas terão em te ajudar. Se existe algo que você não conhece ou não entende, procure alguém que faz, estude muito, a internet é uma ferramenta espetacular para o jovem empreendedor, compre livros (ah você não possui muito dinheiro.) nos “sebos” de sua cidade você pode comprar livros usados por um preço acessível.

Eu não tenho tempo

Essa desculpa torna-se injustificada quando você encontra pessoas que trabalham, cuidam dos filhos, fazem faculdade e ainda administram seus negócios. Seu problema está mais em administrar seu tempo do que a quantidade de tempo que você tem. É preciso eliminar coisas que estão lhe tirando tempo como assistir muita TV, jogar vídeo game, ir para festas todos os fins de semana, (e eu não vou me divertir mais!? O que você deseja pra sua vida? Ter sucesso? Sinto lembrá-lo que para conquistar sucesso sacrifícios precisam ser feitos e a diversão chegará amanhã com muito sucesso e dinheiro.) tempo você tem, só não está usando-o sabiamente.


Problemas que dificultam o início de um negócio existem, mas não essas desculpas que acabei de mostrar. E no fim, o único problema que o impede de começar é você mesmo.

2 comentários:

Anônimo disse...

ótimo Post!!

Lucas Silva de Andrade disse...

Obrigado!!

Postar um comentário

 
Design modificado por Lucas S.A